Eu gostaria de começar este artigo prestando minhas condolências a todas as pessoas que morreram nos incêndios recentes nos Estados Unidos e por tudo que foi perdido neste desastre, sem dúvidas um dos eventos mais tristes dos últimos anos.
A cidade de Los Angeles, que inspirou e abrigou a produção de tantos filmes e obras de todos os tipos, e seus arredores estão sendo destruídas pelas chamas, vidas estão sendo perdidas e a natureza está sendo devastada. As tenebrosas imagens sobre os resultados falam por elas mesmas.
Sempre fui da opinião que não aprender com uma tragédia, e que por tanto não evitar que o mesmo tipo de sofrimento aconteça no futuro, é uma forma de desconsideração para com o ocorrido, então vamos refletir um pouco.
A palavra que cerca o todo desta situação é injustiça. Não somente uma injustiça da vida para com as vítimas, mas em igual medida uma injustiça social, a começar pelo fato de quê água foi desviada por corpos de bombeiros privados para apagar o fogo na casa dos mais ricos.
O fator mais revoltante deste desvio de recursos, é que sendo a água limitada no caso, esse desvio implicou no fato de que trabalhadores, que certamente não podiam comprar outra casa em contraste com os burgueses, tiveram seus lares destruídos em consequência disso.
Outro fato importante, as forças armadas estadunidense e mexicana se uniram para “ajudar”. Como? Ameaçando usar de violência contra possíveis saques. “Saques não serão tolerados”, eles disseram.
Em meio a destruição da cidade, da falta de suprimentos necessários e da distribuição destes mesmos, a ideia de solução destas forças armadas é matar a tiros os miseráveis que tentaram pegar algo para comer em meio às ruínas.
Ocorreu também de um drone, privado, comprado por civis, colidir e danificar uma aeronave do corpo de bombeiros e atrapalhar no combate ao fogo.
Enquanto isso, crescem as denúncias de oportunistas começando incêndios criminosos depois que o principal já havia começado. O governo não está investigando, é claro, e no lugar isso está preocupado em matar os pobres como já discutido.
E as injustiças não ocorrem somente durante a tragédia em si: nós sabemos que a vegetação seca em decorrência do clima quente foi o fator definitivo para o começo desse fogo.
As temperaturas estão batendo recordes de forma consistente na Califórnia, isso em meio ao aumento da temperatura em ocorrência da mudança climática.
Os reacionários e teóricos da conspiração da direita adoram negar o fato científico que é a mudança climática. Mas por que então nós vemos mais e mais incêndios e cadas vez mais desastres naturais em nossos tempos? E por que virtualmente toda a comunidade científica concorda que é um fenômeno real?
Mesmo em meio a momentos de vida ou morte, a propaganda da direita espera que nós ignoremos a realidade!
É necessário dizer, no entanto, o porquê dessa negação da realidade: proteger a classe capitalista.
A matemática é simples: a esmagadora maioria das emissões é feita por megacorporações, as quais certamente não são propriedade de alguém como você e eu, mas de milionários e bilionários. Aí está o porquê da direita querer que nós ignoremos a tragédia diante de nós: proteger os ricos. Tudo se resume a isso.
E por sua vez, todos esses fenômenos são efeitos diversos de um único fato comprovado exaustivamente por todas as ciências sociais: luta de classes, o conflito de interesses entre quem tem privilégio e quem não tem.
A luta de classes é um fato notável em todas as injustiças citadas, mas há mais: como já foi provado pelo informe da Communismo Libertário sobre a tragédia no Rio Grande do Sul, já citado neste jornal, a luta de classes é um evento tão onipresente na sociedade que se manifesta até mesmo durante desastres.
Prover as condições necessárias para prevenir e evitar desastres de todo o tipo é prover uma sociedade mais preparada, organizada, e, ao mesmo tempo, pronta a cuidar das necessidades de quem precisa mais. Isto não pode ser feito enquanto ela for dividida entre a abundância e a miséria por meio do lucro.
Nos preparar para futuros incêndios é de grande importância para o futuro, mas precisamos lembrar que toda a fumaça que podemos ver quando isso não é feito de forma adequada conduz a uma única chama: luta de classes.
Lutar contra esse tipo de tragédia também é participar da luta de classes.
A Verdade Revelada Pelos Incêndios em Los Angeles.

por
Etiquetas:
Deixe um comentário