Na atualidade é muito comum se falar a respeito de desinformação e das famosas “fake news”, e com bom motivo, elas são um fenômeno perigoso. No entanto, esta preocupação deixa de lembrar de um problema igualmente grave: a mídia capitalista não necessariamente precisa mentir ou relatar alguma falsidade para enganar o povo.
Neste domingo, 14 de julho de 2024 um membro do partido Republicano dos Estados Unidos tentou assassinar o candidato de direita, do mesmo partido, Donald Trump. A tentativa de assassinato falhou e o assassino foi morto pelo serviço secreto estadunidense. A mídia capitalista do Brasil não esperou um dia sequer antes de tentar enganar o público.
Como o assassino era um republicano, esta mesma mídia não podia jogar a culpa no “extremismo da esquerda” então apelou para algo mais baixo ainda: culpar “ambos os lados”.
A repugnante mídia reacionária no Brasil, todas as grandes fontes dela, estão deliberadamente chamando atenção para o fato que o assassino fez uma doação de 15 dólares para um grupo progressista ligado ao democrata em 2021. Por que colocar tanta ênfase nesse fato?
Simples: por mais que os reacionários adorem criticar a mídia, ela e a direita cumprem o mesmo papel de servir a classe capitalista, logo não importa oque a direita faça e o quão baixo ela vá, a mídia nunca poderá fazer sua caveira. Por isso estão mencionando esse fato irrelevante sobre o assassino, a mídia acha que o povo é ingênuo e que pode acreditar que isso é “culpa de todo mundo”.
Agora eu pergunto: qual é a importância de uma doação de 15 dólares, dinheiro com o qual um cidadão estadunidense não consegue nem sequer comprar uma pizza grande no Pizza Hut, perto do fato que o assassino era um republicano registrado, com contatos de extrema-direita e que frequentava um campo de tiro de direita? Diferente desta mídia a serviço do capital, nós do Nova Plebe não subestimamos nossa audiência para saber quais são os fatos relevantes aqui.
Ainda por cima desde fato, foi confirmado que a doação de 15 dólares nem sequer foi feita pelo atirador, mas por alguém de mesmo nome que nem sequer morava na mesma cidade. Para adicionar sal nesta ferida, a tal organização que recebeu os 15 dólares (a ActBlue) nem sequer aceitava doação de menores em primeiro lugar! A mídia burguesa tenta manipular a narrativa, mas não é capaz de fazer uma pesquisa básica primeiro!
A mídia reacionária vai se retratar? Quando vamos começar a discutir o fato que a narrativa do capitalismo é a maior divulgadora de desinformação que existe?
Novamente, de forma diferente deste jornalismo vendido nós do Nova Plebe não fingimos nem por um segundo uma falsa parcialidade. Nossa crença é o anarquismo e os nossos interesses são os interesses do povo.
Flari Moon, uma colega aqui do Nova Plebe, gravou recentemente um vídeo muito interessante sobre o caso que está disponível no seguinte link:
Bala Midiática: Tentaram Matar Trump, e a Mídia Burguesa Tirou a Máscara.
por
Deixe um comentário