Nova Plebe

Como a Marinha Estadunidense Está Contaminando a Água no Havaí.

, , ,

    Na última década a marinha estadunidense vem contaminando a água da região de Honolulo no Havaí de forma contínua, com o incidente mais emblemático sendo no ano de 2021, quando o derramamento de combustível de jato da instalação de Red Hill foi estimado em um total de 155.700 litros em dois incidentes diferentes. Além do dano ecológico em si, a contaminação afetou a água potável.
    Por consequência da poluição da água a população está denunciando problemas de saúde como dermatite atópica, asma, intoxicação alimentar, vômito, irritações na pele e até mesmo convulsões. “Eu desenvolvi uma erupção cutânea nos braços com feridas e lesões no couro cabeludo, pés e mãos acompanhadas de dor de cabeça” afirmou Nastasia Freeman, enfermeira e esposa de um tenente.
    Apesar do protesto contínuo e denúncias de problemas de saúde da população, vindas até mesmo das famílias dos militares uma vez que as mesmas estão tentando 3 processos coletivos, o exército afirma que o problema foi resolvido em 2022. Freeman afirmou que está sentindo que está sofrendo gaslighting “Sabíamos que a água não era segura, mas a Marinha estava nos dizendo que era. Eles disseram que não sabiam o que havia na água e que estavam ‘investigando” ela afirma.
    “A água desses poços é o nosso sangue. Se algo ruim acontecer com eles haverá muito poucas alternativas” diz Jonathan Starr, parte de uma comissão formada para avisar a população a respeito dos riscos da contaminação.
Uma investigação da própria marinha estadunidense chegou a culpar cinicamente uma “cultura de complacência”, ao mesmo tempo que não tomou nenhuma medida concreta para resolver o problema. Com o passar dos anos a marinha “tentou” uma série de medidas para remediar a situação e controlar os danos, desde investigações e estudos até reforçar estruturas, mas não conseguiu sequer um efeito paliativo.
    Este tipo de extremo descaso é de se esperar de uma ditadura da burguesia como os Estados Unidos, e de uma instituição imperialista como a marina estadunidense, mas se torna algo muito pior quando nós nos lembramos que ocorreu em uma terra ocupada por eles.
    O Havaí foi anexado à força pelos Estados Unidos em 1898, depois de um golpe de Estado em 1893, que aconteceu por meio da participação de agentes norte-americanos (admissão do congresso estadunidense). Como é de se esperar a ocupação do Havaí é impopular, um ato repudiante de tanto imperialismo quanto colonialismo, e um malefício enorme para a população local.

    Agradecemos il nosse correpondente Keaka Moniz Cagle por toda a ajuda com este artigo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *