Nova Plebe

Confederalismo Democrático: Mitos e Fatos

, , ,

    A resiliência da revolução no Rojava já é toda a evidência necessária para dizer que ela carrega alguma verdade. Mesmo sendo constantemente atacada, ela continua sendo um motivo de esperança para todos os povos do mundo há mais de 10 anos.
    Como os poderes estabelecidos simplesmente não conseguem explicar ou tolerar que Rojava vem os desaprovando há mais de dez anos, esta sociedade livre vêm sofrendo dois tipos de bombardeiros: o primeiro é o praticado pelo Estado da Turquia, ele tem como alvo a infraestrutura civil e é de uma vileza que só pode constituir um crime contra a humanidade.
    O outro bombardeio é muito mais sutil, porém igualmente verminoso: o bombardeio de desinformação sobre o Rojava que tem sido constantemente disseminado principalmente pela internet. O mais surpreendente sobre este segundo? Ele não está sendo feito pela direita, esta campanha de mentiras é realizada pela suposta “esquerda” reacionária e institucional que denunciamos frequentemente aqui no Nova Plebe.
    O grosso dessa desinformação é a respeito do Confederalismo Democrático adotado em Rojava, por este motivo vamos trazer um pouco de luz para esclarecer este assunto: vejamos alguns mitos e verdades.

 

Mito: O Confederalismo Democrático é uma ideologia/projeto nacionalista.

Fato: O Confederalismo Democrático é fortemente anti nacionalista.

    A principal obra do Confederalismo Democrático (também chamado Confederalismo Democrático) cita explicitamente o nacionalismo como primeiro princípio ideológico do inimigo.

 

“Assumindo que iremos comparar o Estado-nação a um deus vivo, então o nacionalismo seria correspondente à religião. Apesar de alguns elementos aparentemente positivistas, Estado-nação e nacionalismo mostram características metafísicas. Neste contexto, o lucro capitalista e a acumulação de capital aparecem como categorias envoltas em mistério. Há uma rede de relações contraditórias por trás desses termos que se baseia na força e exploração. Seu esforço por poder hegemônico serve à maximização dos lucros. Neste sentido, o nacionalismo aparece como uma justificativa quase religiosa.”


    Há um motivo pelo qual Öcalan se refere a fase atual do capitalismo como “Estado-Nação”, a imposição de um modelo único de nação (logo, o nacionalismo) é o principal elemento destrutivo do capitalismo de um ponto de vista antropológico.
    Existem nacionalistas curdos em Rojava? Claro, como existe dissidência da linha estabelecida em qualquer experiência revolucionária, mas oque impera e oque está libertando a sociedade curda é uma ideologia oposta ao nacionalismo.

 

Mito: O Confederalismo Democrático não é uma ideologia anticapitalista nem socialista.

Fato: Ele é, e é veementemente.

    Novamente, Confederalismo Democrático (livro) deixa claro que a luta contra o Estado-Nação é a luta contra o capitalismo em trechos como:


“A noção de cidadão foi criada como resultado da busca de tal homogeneidade. A cidadania na modernidade nada mais é do que a transição feita da escravidão privada à escravidão pelo Estado. O capitalismo não pode alcançar lucro sem tais exércitos de escravos modernos.”

 

“A solução para a questão curda, portanto, precisa ser encontrada em uma abordagem que enfraqueça o capitalismo moderno ou o rechace.”

 

“A este respeito, a ordem jurídica e a paz pública só implicam no domínio de classe da burguesia.”

 

    E muitos outros do tipo, o menor contato com a teoria de Öcalan arranca qualquer tipo de dúvida a respeito deste assunto. Mas quem disse que a “esquerda” reacionária lê?

 

Mito: O Confederalismo Democrático não tem a intenção de ampliar a revolução.

Fato: Ele não somente tem um plano detalhado como o está fazendo neste momento.

    Novamente a obra “Confederalismo Democrático” prevê tanto uma revolução global quanto contém um plano detalhado para uma revolução no Oriente Médio.
    Mas não tomem somente isto como base. O Rojava também tem várias iniciativas internacionalistas como as Brigadas Internacionais e a Comuna Internacional, além de estar se comunicando e se aliando com revolucionários Zapatistas, Naxalitas e com o MUB.

 

Mito: O Confederalismo Democrático é um projeto antissemita.

Fato: O Confederalismo Democrático é um projeto plural que valoriza e visa libertar todos os povos, incluindo o povo judeu.

    O Confederalismo Democrático (livro) deixa bem claro que o povo judeu pertence também à cultura maior do Oriente Médio e que também contribuiu com esta. Ele também tem como horizonte a libertação do povo judeu através do fim do Estado de Israel, em favor de uma Confederação Democrática Leste-Egeu que uniria judeus, armenos e árabes como culturas autônomas numa união comum baseada em democracia direta.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *