Ilminismo, também conhecida como “princípio de um povo”, é uma ideologia política presente e dominante na Coreia do Sul desde a época de seu primeiro presidente, Syngman Rhee.
O ilminismo foi inspirado pela ala direita do movimento de independência da Coreia, especificamente pelos elementos nacionalistas étnicos.
No entanto, o ilminismo começou a se tornar um conjunto de ideias organizado quando recebeu este nome e foi elaborado por Ahn Ho-sang, um ministro da educação sul-coreano, com base em seus estudos na Alemanha na década de 1920.
Ahn Ho-sang ter estudado na Alemanha na década de 1920 é extremamente relevante aqui, porque esta foi uma época de ascensão de diversos movimentos de extrema-direita na Alemanha, a maioria deles que levariam diretamente ao nazismo e que teriam futuros membros do governo nazista como adeptos, a exemplo do movimento Völkisch (o movimento populista). Essa inspiração tocou certamente o Sr. Sang e isso se reflete no ilminismo.
O ilminismo pregava a necessidade de unir a Coreia como uma única nação com um único povo, tomando nota aqui que estamos falando de uma noção étnica de povo, ou seja, o ilminismo busca unir a Coreia sob uma única raça, geneticamente homogênea. Creio que o problema já tenha se tornado evidente.
Mas não só isso, por meio de Syngman Rhee o ilminismo ganhou também um caráter de fanatismo religioso, uma vez que Syngman Rhee via o mundo como dividido entre a religião do Protestantismo e o Totalitarismo, e a solução para o segundo seria a difusão da primeira.
Desnecessário dizer, o Ilminismo é uma ideologia abertamente anticomunista e hostil a toda forma de socialismo, ela cresceu e foi promovida dentro da Coreia do Sul pelos Estados Unidos a fim de criar uma ditadura (já que o Ilminismo prega a necessidade de um governo forte liderado por um único partido, com muita ênfase em um líder forte) favorável aos interesses do bloco capitalista na região.
Governos ilministas na Coreia do Sul tendem a ter políticas públicas que demonstram um autoritarismo que é, ao mesmo tempo, assustador e cômico, que lembram uma mistura de Jânio Quadros e Nero, ao ponto de ter chegado a estabelecer um tamanho máximo para o cabelo de homens e um mínimo para saia de mulheres durante o regime do ilminista Park Chung Hee.
Colocando isso em perspectiva, não é impossível que boa parte das supostas notícias absurdas que vimos a respeito da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) sejam uma projeção de problemas reais que existem no vizinho do sul.
O ilminismo é apenas mais um dos produtos do reacionarismo que visa impedir o progresso social e a superação do capitalismo enquanto sistema econômico, seu tradicionalismo é apenas mais uma tentativa de sustentar o capital patriarcal.
A classe vencerá.
Conheça a Ideologia Abertamente Racista que Impera na Coreia DO SUL.
por
Deixe um comentário