Nova Plebe

Entenda a região de Essequibo – Motivo da Possível guerra da Guiana

, , , ,

  A região de Essequimbo, declarada anexada pela Venezuela neste dia 06/12/2023, se trata de uma região anexada pelo império britânico em 1814 através de tratados de posse de colônias Neerlandesas.

  A região de Essequimbo compõe aproximadamente 60% do território da Guiana com cerca de 120.000 (cento e vinte mil) habitantes, segundo o censo de 2002. Com uma população de cerca de 0.73 habitantes por km².

  Essequimbo, uma região historicamente disputada entre os dois países, foi alvo de uma  controvérsia, em setembro, pela disputa dos direitos de exploração do petróleo. A Guiana tentou vender seus direitos de exploração em um leilão para a região, enquanto a Venezuela declarou tal leilão ilegal. A região possui 11 bilhões de barris de petróleo (aproximadamente 1.749.000.000.000 de litros), o que pode equivaler a mais de 4 trilhões de reais na cotação do dia de publicação.

  Com tamanha riqueza em território inexplorado, poderes imperiais querem se manter no controle da região absolutamente para manutenção do sistema capitalista global e imperial americano e europeu.

  Claramente os interesses da Venezuela não se manifestam de formas muito distintas também, a exploração de petróleo da Venezuela e, portanto, sua maior fonte econômica, poderia receber um enorme incentivo.

  Em 21 de setembro, a Assembleia nacional da Venezuela propôs um referendo para a anexação de Essequimbo, após efetivação de tal referendo, no qual o governo venezuelano declara a participação de 10 milhões de pessoas (números contestados pela Guiana), foi votado a favor a anexação. Porém, a falta de participação da população de Essequimbo não gera confiança em seus resultados efetivos.

  Em imagens de Essequimbo foram demonstrados povos indígenas hasteando bandeiras da Venezuela enquanto removiam bandeiras da guiana.

 

  Isso nos leva a conclusão que Essequimbo se trata de uma região disputada historicamente entre as duas nações fronteiriças. Essequimbo é uma região com enormes reservas de petróleo e recursos brutos e biológicos, com uma população de 120 mil pessoas, compondo mais da metade do território da Guiana. É preocupante o fato de como os povos indígenas vão lidar com quaisquer conflitos diretos, e como serão tratados por quaisquer vencedores.

 

Video de povos indígenas de Essequimbo hasteando a bandeira da Venezuela e removendo a bandeira da Guiana.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *