Ocorre neste momento, há mais de 18 dias para ser exato, a greve de pelo menos 480 unidades da Rede Federal de educação entre universidades e institutos. Segundo o site oficial do sindicato que está organizando a greve, o SINAFESE, as reivindicações são:
– Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT);
– Recomposição salarial;
– Revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022);
– Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes.
Tanto a iniciativa de se fazer a greve quanto as reivindicações, em particular a de revogação das leis, merecem o nosso respeito e são sem dúvidas uma demonstração de progresso da luta dils trabalhadores da educação no Brasil. Por melhor que sejam as demandas e a greve em si, oque realmente aprova como um avanço é a reação da mídia.
A mídia capitalista e reacionária está completamente desesperada, apelando para dizer tudo que acredite prejudicar a imagem dils grevistas. Talvez o golpe mais baixo e mais ridículo da mídia capitalista contra a greve, tenha sido a de tentar fazer o público se virar contra ils profissionais da educação, se baseando em potenciais problemas que a greve trará para estudantes. Esta é uma grande demonstração de falta de noção por parte dils jornalistas vendides, e também uma afirmação que cai por terra quando lembramos que os reajustes dos auxílios e bolsas para estudantes é uma reivindicação da greve.
Não é de espantar a hipocrisia dessa mídia hegemônica? Ela mesma comentou de muito pouco para nada dos cortes de gastos na educação durante o governo Bolsonaro, e mal falou da greve anterior da SINAFESE em 2022, mas agora quer enganar o povo e fingir que se importa com ils estudantes.
Nós do Nova Plebe não temos nenhum interesse em comum com a classe capitalista, porém temos sim com todes ils estudantes e profissionais da educação. Justamente por isso fazemos aqui um apelo para que você que está lendo converse com seus colegas sobre fazer parte da greve caso seja possível, e caso seja estudante te pedimos para fazer parte de um movimento estudantil, preferencialmente um de caráter anarquista.
A Classe Vencerá.
Deixe um comentário