Nova Plebe

Movimento Punk e a Esquerda Radical no Brasil

,

   Não é de hoje que o movimento punk no Brasil é relacionado direta e indiretamente à Esquerda Radical. Isso ocorre devido à conexão que ambos têm. Mas que conexão é essa? Primeiramente é importante citar que o punk surgiu na década de 70 com a insatisfação de jovens ingleses e estadunidenses com o modus operandi (forma de funcionamento de algo) da sociedade na época e, através principalmente da música, criticavam o sistema no qual estavam submetidos. Durante a guerra fria EUA e URSS disputavam o controle da hegemonia global, o que corroborou para o fortalecimento do movimento devido à revolta por parte de seus integrantes com o cenário político, conservador e social. Além disso, o punk nada mais é que uma contracultura, ou seja, uma resposta ao movimento hippie que tinha como principal ideal “a paz e o amor”.

   Mas e a esquerda radical no Brasil? Como surgiu?
   Bom, há várias respostas possíveis para o surgimento da esquerda radical no país, porém, formalmente podemos dizer que teve início com a greve geral de 1917. A greve, provocada por operários e comerciantes de São Paulo, reivindicava melhores condições de trabalho e aumento salarial. Teve como estopim a morte de José Martinez, um jovem anarquista que foi assassinado pela polícia durante manifestações em uma fábrica no bairro do Brás. Após a finalização dos atos, o proletariado começou a entender sobre consciência de classes, desigualdades e injustiças (pelas quais ainda tinham que passar diariamente). Desde então, a esquerda radical se difundiu.

   Como podemos relacionar tudo isso?
   Simples. Uma característica principal da arte é dar voz às minorias, fazer com que elas possam criticar e se expressar – seja através da música, pintura ou teatro. No caso da esquerda radical, o punk serviu – e serve até nos dias de hoje – como uma forma artística de expressar a revolta contra o estado e suas hipocrisias. É importante ressaltar que um dos principais pontos do movimento punk é o posicionamento político voltado à esquerda radical, principalmente o anarquismo. Muitas bandas punk (Cólera, Garotos Podres e Inocentes) usam da música como forma de protestar, e são grupos extremamente ligados à esquerda Radical.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *