O triângulo rosa é um importante símbolo da luta queer, usado em paradas pelo mundo e como um símbolo do orgulho e luta LGBTQIA, seu começo foi uma aplicação pelo regime nazista de vergonha para a comunidade, utilizado como simbolo de demarcação que um indivíduo era gay, trans ou lésbica e, portanto, deveria ser mandado para campos de concentração.
Durante a ascensão nazista pessoas LGBT foram atacadas, marcadas e mortas e durante seu auge enviadas aos campos de concentração as dezenas de milhares para trabalharem até a morte ou serem exterminados em campos de extermínio. Durante este período o símbolo foi usado como uma demarcação de pessoas gays em campos.
O triângulo rosa é então um símbolo nazista de opressão? Não.
Após o colapso do regime nazista, leis que proibiam relações LGBT permaneceram na Alemanha Ocidental até 1969. O triângulo rosa começa a ser ressignificado em Miami em 1972 durante um protesto por direitos de moradia e direitos de saúde para a população gay. Apesar dos protestos terem falhado em seus objetivos principais, o uso do triangulo rosa não parou ali.
Conforme a década de 70 passava, o símbolo foi continuamente visto não como um sinal de vergonha, mas de luta, de resistência e de resiliência da comunidade em relação aos constantes abusos tanto dos governos quanto da sociedade.
Durante os anos 80 a crise de AIDS atingiu o mundo, pessoas LGBT foram culpadas majoritariamente, estigmatizadas em todo o mundo, usadas como bodes expiatórios para uma doença que se espalhava. Especialmente nos EUA. Durante os protestos dos anos 80 para direitos e saúde LGBT e o crescimento do movimento, o triângulo rosa ganhou sua maior significação.
O grupo ACT UP (AIDS Coalition to Unleash Power ), um grupo horizontal de base, foi fundado em 1987 para dar apoio a pessoas portadoras da doença e tentar acabar com a pandemia de AIDS no mundo, o triângulo rosa é o seu principal simbolo de ação. Ativo até os dias de hoje.
O símbolo foi usado consequentemente durante os anos 90 e 2000 para protestos e resistências, principalmente contra a tentativa de tornar direitos LGBT ilegais pelo mundo. Pessoas na Chechênia usaram o triângulo rosa como ato de luta contra a tentativa do país de proibir relações LGBT, protestos nos EUA e Reino Unido utilizavam o triângulo rosa como forma de luta contra ações reacionarias de tentativas de restrições de direitos.
Nossos símbolos e nossa luta, o triângulo rosa vai muito além de um símbolo usado pelos nazistas, se tornou um símbolo de resistência, luta e resiliência contra a opressão. Símbolos tem poder, e este poder deve estar nas mãos das massas. Nossa luta é hoje, nossa luta é sempre, tomem aquilo que nos é de direito. Nós estamos aqui, nós somos queer e nós não vamos embora.
Deixe um comentário