Nova Plebe

Roubo de Salário: Saiba Sobre o Novo Golpe!

    Está crescendo cada vez mais o número de casos registrados de roubo de salário, cada pesquisa aponta um número maior, mas oque seria essa prática e como você poderia se defender?
    Roubo de salário consiste no ato malicioso e intencional de se deixar de pagar uma parte (ou o todo) do salário a um empregado. O roubo de salário se manifesta de diversas formas, como cobranças ilegais feitas diretamente no salário, hora extra não remunerada, e ignorar benefícios previstos em contrato ou na lei.
    Este é um crime que só vem aumentando com o tempo. Uma pesquisa de 2023 da Verfico, aponta que só nos Estados Unidos o dinheiro arrancado de trabalhadores através do roubo de salário já está na casa dos bilhões, e provavelmente é bem maior, já que a maioria dos casos não é denunciado por medo de represálias, ou devido aos trabalhadores não saberem oque é o roubo de salário. Ainda nos Estados Unidos, só na cidade de Chicago, ele está na casa dos 400 milhões segundo a própria prefeitura da cidade.
    Não é de se estranhar que isso aconteça no capitalismo, um sistema onde o mecanismo de recompensa no fim do dia é a predação, onde os frutos do esforço e da genialidade de alguém podem sempre ser igualmente arrancados por um ladrão do revólver, ou da caneta, escondido atrás do monopólio, protegido pela lei e defendido pelo Estado.
    Leis trabalhistas são melhores que nada, mas sempre podem ser revertidas por um Temer ou Bolsonaro qualquer, e quem trabalha ainda continua sobre pressão e intimidação para não denunciar a lei.
    A solução é controle operário dos meios de produção, ou numa única palavra: autogestão. Autogestão tanto do trabalho quanto social.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *