Nova Plebe

STOP COP CITY ou A Insurreição nos Estados Unidos

, , , ,
   Tornou-se praticamente uma lenda no Brasil a narrativa de que os Estados Unidos, o próprio centro do imperialismo e casa do capitalismo moderno, seriam um país perfeito e sem problemas, principalmente problemas estruturais grandes. A realidade como sempre diz o contrário, vamos observar um exemplo.
   “Cop City” ou Cidade dos Policiais é o apelido dado a um enorme centro de treinamento para a polícia em Seattle, nos Estados Unidos. O mesmo está em processo de construção na região da floresta de Weelaunee, que é essencial para a manutenção do clima e estabilidade ecológica da região.
   A construção da Cop City foi anunciada próximo à morte de George Floyd, que foi assassinado de forma cruel, mostrando a brutalidade policial, porém, sua morte acabou conscientizando uma parte da população a respeito da natureza da polícia e, de mesmo modo, ajudou no forte movimento de rejeição à construção da cidade.
    Desde o anúncio do projeto, em 2021, as fortes manifestações contrárias vêm deixando muito claro que não é da vontade do povo que a obra aconteça. Diversos protestos, reuniões, eventos, vigílias, manifestações de solidariedade via internet, mas principalmente ação direta através de sabotagem, têm criado um constante e crescente movimento de oposição ao centro de treinamento.
   Apesar de relativamente recente, o movimento já tem seus mártires. O mais notório é Tortuguita, apelido do jovem Manuel Terán, de 26 anos, que foi covardemente assassinado pela polícia com ao menos 57 tiros. Tortuguita passou a ser a cara do movimento, seu caso e outros eventos de violência contra manifestantes só fortaleceram o movimento e provam que a desconfiança a respeito da polícia estava correta desde o início. As forças de repressão do Estado capitalista e seus brutos estão entre duas escolhas principais: Não reprimir e deixar o movimento crescer ou reprimir e provar que o povo tem razão.
   Os protestos não vão parar, Cop City não será construída.
   A classe vencerá.
 
Edição gramática por: Lucas Rodrigues
 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *