Está ocorrendo neste momento uma greve por ocupação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mas por qual motivo? E por que deveríamos manifestar nosso apoio?
O motivo para a ocupação, segundo uma fonte anônima nossa, foi a mudança brusca e recente do Plano de Assistência Estudantil, mudança esta que, alegadamente, teria sido amplamente divulgada apenas alguns dias antes de entrar em vigor, e que com as novas mudanças iria impossibilitar que algumes estudantes continuassem seus cursos.
A greve, alegadamente, teria sido escolhida em uma assembleia, com voto por unanimidade, depois que o pessoal do DCE (que estaria contrário a greve, ao menos naquele momento) ter se retirado antes do término da assembleia, ao pensar que havia “resolvido” a situação.
Nós anarquistas apoiamos essa greve, pois é parte da nossa ideia sempre apoiar as lutas populares, devemos incentivar o povo a pretender e avançar sempre mais enquanto não tiver alcançado a emancipação completa, como diria Malatesta, e nós apoiamos em especial as ocupações porque como já foi dito neste jornal, elas constituem um desafio direto às propriedades tanto privada quanto estatal.
Enquanto o mito de que nós somos espontaneístas e não defendemos nenhuma forma de organização revolucionária e/ou do povo é isso, um mito, nós ao mesmo tempo, reconhecemos que momentos de revolta espontânea como esta tem em si um grande poder e um grande potencial como parte de um movimento maior.
Nós apoiamos a ocupação da UERJ. Nós apoiamos ils estudantes que estão fazendo parte dela e desejamos sucesso!
A classe vencerá.
Deixe um comentário